Tendên
cias

Voltar para as notícias

Seu dia a dia mais verde

24.02.2022

Entenda como transformar ambientes com os jardins verticais.

 

Você tem o “dedo verde”? Para quem não conhece a expressão, ela é utilizada para aqueles que tem habilidades com plantas, mas deixa eu te contar uma boa notícia: você não precisa ser um “expert” em plantas para ter um lindo jardim vertical, entenda.

 

A utilização de plantas naturais e materiais orgânicos na composição da parede normalmente necessitam de um grande empenho tanto na sua montagem, quanto na manutenção. Dessa forma é importante saber os cuidados necessários a cada planta inserida, além disso, se você não possuir alguma experiência provavelmente fará uma bagunça, ao longo do tempo precisará dar bastante atenção a essa parte da casa para mantê-la sempre viva e livre de bichinhos indesejáveis.

 

 

Código dos produtos utilizados na composição da parede verde ao fundo: 41780001, 40364001, 41760001, 42354001, 42587001, 41340001, 20036001, 41724001, 41705002, 38994002.

 

 

Os jardins verticais podem ser montados de diversas maneiras, não necessariamente com preenchimento completo da parede, podem ser utilizadas plantas de cores diferentes ou não, com preenchimento parcial ou total da parede, em alguns detalhes, penduradas ou em vasos. Geralmente são acopladas em estruturas que podem ser de madeira, metal ou plástico, mas tudo pode ser adaptado de acordo com o gosto pessoal, capital disponível para ser investido e tamanho do ambiente.

 

Alguns produtos vêm se destacando nos projetos de jardins verticais como por exemplo a utilização de cipós orgânicos, itens como este podem garantir uma aparência ainda mais natural ao jardim. Além disso, também é válido apostar em plantas com cores vibrantes, que podem proporcionar ao ambiente um ar mais alegre e cheio de energia.

 

 

Na sua montagem, você poderá brincar com formas, cores e volumes. Sempre se atentando para as etapas que garantem um bom resultado:

 

Avalie seu local! Defina uma área mais livre, com menos móveis por perto e poucas ou nenhuma tomada, as plantas poderão dificultar o acesso a elas ou poderão ficar em atrito com os móveis.

 

Escolha uma estrutura para ser o suporte do seu jardim. Essas estruturas podem facilitar na hora da montagem, dando apoio aos demais materiais e permitindo o encaixe dos mesmos, também podem servir para que a montagem seja realizada em outro local e depois levada a parede escolhida.

Dica: pinte a parede de preto ou de algum tom escuro que se assemelhe a cor das folhagens escolhidas.

 

Fixe as placas que serão a base do seu jardim. As placas de grama contribuem bastante para uma parede bem preenchida, dando um toque mais natural ao seu jardim, auxiliam impedindo a visibilidade da pintura. Você também terá a opção de fazer sua montagem apenas com plantas, mas precisará ter atenção para que não haja falhas que deixem a estrutura visível.

 

Agora é hora de criar! Escolha suas plantas prediletas, cores que mais combinam com o ambiente e mãos à obra. Certifique-se de prender bem cada flor e folhagem, ajustando com cuidado para que todas as placas fiquem com uma distribuição harmônica quando unidas.

Dica: você poderá utilizar lacres e materiais semelhantes para auxiliar na fixação. Caso tenha realizado a montagem antes de fixar a estrutura na parede, você poderá fazê-lo com grampos ou pregos.

 

 

Imagem: Showroom FLORARTE

 

Atualmente existem uma gama de materiais que atribuem um visual incrivelmente natural as plantas permanentes. Quando o jardim é finalizado, a contraposição a um jardim com produtos orgânicos é mínima. Neste caso, a grande diferença de jardins verticais permanentes é a vantagem em relação a sua manutenção, o jardim se mantém belo por muito tempo, não necessitando cuidados como poda, irrigação e tempo de exposição a luz. Este tipo de jardim também pode auxiliar quanto a acústica do ambiente, podendo ser utilizado em ambientes fechados e com climatização.

 

 

Imagens: Showroom FLORARTE

 

A tendência dos jardins verticais promete se manter em crescimento, como foi desde seu surgimento. As características de materiais provenientes da terra, como madeira, plantas, argila e pedras, são cada vez mais inseridos no nicho Decor, com o intuito de trazer aconchego e simplicidade para o ambiente.

Acompanhe as tendências e transforme sua parede! Algumas plantas costumam ter destaque em alguns períodos, por exemplo, em 2022 temos algumas plantas que prometem bombar, como a Costela de Adão, Calatheas, Proteas, entre outras. Assim, tenha em mente que você poderá atualizar seu jardim vertical sem ter que matar nenhuma plantinha.

 

 


Imagens: Showroom FLORARTE

Notícias relacionadas

24.05.2022

Tendências de Natal para apostar em 2022!

A tradicional comemoração natalina com uma nova cara.

Leia Mais
17.02.2022

Cores & Ambientes

Entenda a sensação que as cores podem proporcionar

Leia Mais
20.01.2022

Feng Shui: renove as energias de casa com essas 7 dicas!

Que tal renovar os ares de casa com uma decoração nova?

Leia Mais
20.12.2021

Criatividade e transformação: o violeta Very Peri é a cor do ano Pantone® 2022!

Conheça a cor que irá nortear a decoração, a moda e o design em 2022.

Leia Mais
09.12.2021

A Melhor Páscoa de Todos os Tempos

Conheça nossas Coleções de Páscoa 2022

Leia Mais
05.11.2021

Showroom Flor Arte | D&A

Um Showroom completo aguarda você em Recife

Leia Mais