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O futuro do Visual Merchandising e Design de Loja

04.12.2023

Segundo a WGSN, autoridade global em tendências, os designs de loja para o ano de 2024 devem ser pensados para gerar um impacto positivo no humor dos clientes.

 

A Florarte mergulhou no assunto para trazer para você as tendências que irão moldar os espaços de varejo a partir de agora.

 

Você sabe que tipo de VM anda agradando os consumidores atuais? A gente te conta!

 

Descubra como atualizar sua loja, explorando desde temas que mesclam natureza e tecnologia até interiores reconfortantes e novas versões do minimalismo.

 

Inspire-se com essas ideias!

 

 

 

DEVANEIO DIGITAL

Este tema é ideal para compradores mais jovens, inspirando-se no metaverso para criar uma experiência interativa e onírica. Esta proposta propõe mesclar as fronteiras entre o físico e o digital com tons pastel e acabamentos iridescentes.

Veja alguns exemplos de lojas que já adotaram a estética:


IOKO Store em Bratislava, Eslováquia

IOKO Store em Bratislava, Eslováquia

 

Loja da Primor em Madri


Bala Soho Store em Nova Iorque

Como implementar:

    • Incorpore paletas de cores e materiais inspiradas no mundo digital, que criam uma sensação de devaneio e encanto.

    • Inspire-se nas padronagens e texturas da natureza para atualizar o design digital-real.

 

NATUREZA ATMOSFÉRICA

Nesta proposta, o lado fantástico da natureza é usado como inspiração para um design experiencial e sensorial em espaços de varejo. Nesse tema, espaços mais escuros são pontuados com focos de iluminação teatrais, que destacam o design baseado na natureza.

Conheça algumas lojas que buscam proporcionar essa experiência:

Loja Amouage em Omã


Pop-up Shop de Jetlag Books em Pequim

 

Choosebase em Shibuya - Tóquio

Como implementar:

    • Incorpore o poder da natureza para aprimorar experiências imersivas e multissensoriais e aproximar os consumidores da natureza.

    • Inspire-se nas cores e padronagens da natureza para tudo – desde design e iluminação imersivos até luminárias, adornos de parede e vitrines.

 

 

 

DESIGN TERAPÊUTICO

Esse tema prevê espaços de varejo profundamente nutritivos, confortando os compradores por meio do design espacial.

 

O uso de formas macias e arredondadas remete a um abraço ou casulo protetor. Materiais naturais, paredes acolchoadas, contornos curvos são combinados com uma paleta quente.

 

Veja algumas lojas que buscam gerar essa conexão com seus clientes:

 


Jacquemus em Paris


Pop-up Store Celine em Paris


Loja Stieglitz em Amsterdã

Como implementar:

    • Mescle aspectos do design de interiores voltado ao bem-estar, incluindo desde cores terapêuticas até formas protetoras.

    • Crie recantos aconchegantes e espaços de descanso, como bancos curvos, conversation pits e redes de balanço.

    • Ilumine os espaços de forma suave e difusa. Adote uma abordagem minimalista ao merchandising de produtos, permitindo espaço para respirar.

 

 

MINIMALISMO REBELDE

No visual merchandising e no design espacial, a justaposição de cores pode causar impacto e, ao mesmo tempo, preservar a sensação minimalista. 

 

Nesta tendência o foco será em designs que equilibram uma abordagem predominantemente minimalista com uma pitada de maximalismo.

 

Conheça algumas lojas que adotaram espaços alegres e energizantes:

 

XFSEBN em Pequim


Paul Smith em Los Angeles


Harmay em Hangzhou

Como implementar:

    • O simples pode ser divertido e energizante. Pontue os espaços com detalhes excêntricos.

    • Use as cores de forma simples e sólida ou contraste com um ou dois outros tons, preservando um elemento de minimalismo.

    • Equilibre o espaço negativo com detalhes lúdicos e marcantes, oferecendo uma versão mais agradável do minimalismo.

 

 

CURADORIA DE GALERIA

Os espaços de varejo se inspiram nas galerias de arte, eliminando elementos excessivos para proporcionar um ritmo lento e uma experiência tranquila.

 

A tendência baseia-se em um merchandising organizado, interiores claramente separados e uma sensação de fluxo, incentivando uma compra agradável e slow. 

 

Veja alguns exemplos:

 


Steps em Hangzhou


Shiseido em Ginza, Tóquio


Mutina em Fiorano

Como implementar:

    • Diminua o ritmo criando áreas claramente definidas, com bastante espaço para respirar e uma sensação natural de fluxo.

    • Exponha os produtos sobre bases ou dentro de nichos que lembram museus ou galerias.

 

 

FUSÃO DE TEXTURAS

A textura é o foco principal, adicionando interesse visual aos espaços através de uma paleta de materiais simples. Neutros quentes, que remetem às cores da natureza, serão importantes.

 

Uma estética brutalista virá à tona, misturando tons de cinza e texturas em camadas nos espaços.
Paredes de microcimento, acessórios de aço e cortinas macias se unem, criando textura.

 

Conheça algumas lojas que investiram nesta ideia:

Jindal Mechno Bricks em Nova Delhi


An&Be Store em Madri


Mutina em Fiorano

Como implementar:

    • Encontre um equilíbrio entre diversas texturas, misturando materiais e acabamentos macios com outros mais elegantes e polidos. Contraste texturas ásperas e lisas.

    • Em instalações mais temporárias, implemente tecidos texturizados para revestir paredes ou superfícies de iluminação.

 

 

AGILIDADE IMPROVISADA

Essa proposta dinâmica e ágil para design de loja e VM baseia-se em componentes como flexibilidade, reutilização de materiais e acessórios desenvolvidos especialmente para o espaço.

 

Essa estética lo-fi criativa será adequada para varejistas do mercado de massa. Há uma ênfase em VM e acessórios flexíveis, que possam ser facilmente implementados nas lojas e continuamente movimentados, como elementos com rodinhas.

 

Veja alguns espaços que exploram a versatilidade do visual merchandising:




Showroom Birkenstock em Paris

 

Nike em Seul

Camper em Xangai

 

Como implementar:

    • Reutilize resíduos e materiais mais simples, que possam ser facilmente desmontados e reciclados.

    • Crie espaços de varejo que sejam marcantes, funcionais e com menor impacto ambiental.

 

 

A Florarte preparou esta matéria para te inspirar com as principais tendências de Visual Merchandising e Design de Loja para 2024.

 

Qual delas você acha que melhor se encaixa no seu negócio? Escolha as suas ideias preferidas e surpreenda o seu público com algumas mudanças espaciais que podem impulsionar suas vendas!

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